O aumento da produtividade reflete em novos investimentos na lavoura no que diz respeito a reforma ou aquisição de implementos, tratores ou colheitadeiras agrícolas. Esse fator levou a instalação de novas empresas fornecedoras destes produtos em Capivari do Sul.
Atualmente o município conta com três concessionárias que vendem colheitadeiras e tratores agrícolas novos. Duas empresas que trabalham forte na venda de implementos agrícolas, várias especializadas em mecânica agrícola e nove revendedoras de herbicidas e fertilizantes.
Para o empresário João de Deus Brasil, a Cavajo - Implementos Agrícolas, obteve um crescimento de 20% nos últimos quatro anos. “Dois fatores pesaram para esse crescimento, a facilidades nos financiamentos e sem dúvida a boa produtividades que as lavouras alcançaram”, informa João de Deus.
A gerente administrativa, Bianca dos Santos, da Jl - Agroindustrial, empresa especilizada em peças e ferramentas agrícolas, também comemora um crescimento real de 25% nos últimos cinco anos. “Este ano nossa empresa completa 25 anos e também vamos comemorar um crescimento de 25% nos últimos quatro anos. Atualmente temos mais de oito mil itens para atender diretamente o produtor rural”, salienta Bianca.
Mesmo com esse crescimento do setor econômico, a área de cultivo de arroz no município de Capivari do Sul teve uma redução de aproximadamente 20% nos últimos cinco anos. Segundo dados da Prefeitura Municipal, na safra 2004/2005, a área plantada era de 15.748 hectares. Nos anos seguintes, reduziu a média de três mil hectares e em 2008/2009, o cultivo não ultrapassou os 12 mil hectares.
No entanto, a produtividade média de arroz obteve um aumento de 20%. Na safra 2004/2005 a produtividade de sacos/hectare era de 110, e no ano seguinte aumentou para 126 e manteve essa média até a safra 2007/2008. Já na safra 2008/2009 foram 133 sacos por hectare.
O técnico agrícola da Prefeitura de Capivari do Sul, Geovane Silveira acredita que esse aumento pode estar relacionado a um somatório de fatores, entre eles, o aperfeiçoamento de técnicas de manejo da lavoura, o melhoramento das variedades cultivadas, a implantação do sistema de cultivo em solo sistematizado em nível, que permite um melhor aproveitamento da água na irrigação e a disponibilização de produtos fitossanitários mais eficientes.
GRÁFICOS DA PRODUTIVIDADE DO MUNICÍPIO NAS ÚLTIMAS QUATRO SAFRAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário