Arroz a grega, a moda chinesa, tailandesa, marroquino. O arroz está presente na culinária de várias lugares do mundo, as quais atrairam o gosto de todas as populações. O restaurante Riverside's, de Porto Alegre, oferece em seu cardápio diversas opções de pratos, onde o arroz é um imporante acompanhante ou o prato principal. "O sushi, mesmo preparado de uma maneira diferente do que a maioria das pessoas esta acostumada, e sempre um dos mais pedidos aqui no restaurante", diz o sushiman Ricardo Freire. Além do sushi, outros pratos são servidos diariamente e, a maioria, pedem o arroz como acompanhante.
Com objetivo de estimular ainda mais o consumo do cereal, principalmente no Rio Grande do Sul, um dos maiores protudores do país, o Instituto Riograndense do Arroz - Irga criou a Cozinha Experimental. Em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios (CEPAN) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Cozinha Experimental do Irga desenvolve pesquisas e cria diferentes receitas culinárias tendo como principal ingrediente o arroz.
A nutricionista e pesquisadora, Angélica Magalhães, diz que várias receitas são testadas pela Cozinha, onde são avaliados os componentes do cereal, desde o valor nutricional até a aceitabilidade do público. "Uma das maiores metas da Cozinha do Irga e criar novas receitas para estimular ainda mais o consumo do arroz", diz. "Ele é um alimento barato e de fácil acesso e quando combinado com outros alimentos pode se tornar um prato delicioso e também muito nutritivo."
- É rico em carboidratos, a peça mais importante do quebra- cabeça nutricional.
- Tem alto valor nutricional. É importante fonte de minerais (fósforo, ferro e potássio) e vitaminas (tiamina, riboflavina e niacina).
- Auxilia na prevenção de doenças do sistema digestivo e do coração.
- Auxilia no tratamento de diabetes
- Reduz o risco de câncer de intestino.
- Regula a flora intestinal, é anti-diarréico.
- E recomendado para alimentação de atletas. Tem médio valor calórico e lenta absorção.
- É hipoalergênico.
- Não contém glúten (é recomendado para celíacos).
- Não contém colesterol.
- É indicado na convalescença de quase todas as doenças.
- O arroz integral é rico em silício (útil na formação dos ossos, na prevenção da osteoporose e em terapia da fragilidade dos ossos).
- Combinado com feijão pode auxiliar na prevenção de câncer oral.
Fotos: divulgação Irga